Brasão

Explore o brasão do nosso município: símbolo de história, honra e identidade. Descubra o significado por trás de cada detalhe único.

Figura geométrica denominada oblongo dos tradicionais escudos das Histórias de Lutas pelas constituições. Escudo simbolizando arma de defesa nas batalhas da vida, da justiça e da sociedade. De todas as formas é a mais simples ocupando maior espaço do perímetro do escudo no qual são inseridas as lavouras do café, do milho e da cana. A figura do gado bovino homenageia o mais fantástico dos ruminantes do mundo ao mesmo tempo em que resgata a peleja dos fazendeiros pioneiros que se ocuparam na produção dos meios de sustentação do homem, numa terra ainda agreste, de dificuldade de comunicação.

O gado foi a salvação tanto no transporte como no fornecimento do alimento dele derivado. Sobre os morros da lavoura desponta o sol – é luz, é conhecimento, é calor e sabedoria e é amor, irradiando os mesmos raios para sertanejos rudes, ou para os condes ou para os estrangeiros que aportaram na região, trazendo conhecimentos e a força de trabalho. Dentro do limite do brasão, a cornucópia despejando pedras preciosas àqueles que as buscarem com justiça, honra e trabalho sério.

Na faixa que serve de suporte ao brasão, os dizeres que são os pilares na constituição de qualquer empresa, empreendimento ou ordem, e que no caso em tela lembra o significado do primitivo nome no município – Filadélfia, que é CIDADE DO AMOR FRATERNO e que seguindo uma tradição das mais antigas se dá com o emprego do latim – a língua-mãe, sendo CIVITAS AMORIS FRATERNI, tendo abaixo a referência à data de fundação do Núcleo de Filadélfia, que é hoje Teófilo Otoni, o 7 de setembro de 1853. Acima do brasão, as figuras que lembram um castelo, as torres são de um forte querendo dizer segurança, disciplina, ordem e dever.

Desenvolvido pelo Núcleo de TI da Câmara Municipal de Teófilo Otoni - Todos os Direitos Reservados