Câmara Municipal aprova ingresso de Teófilo Otoni no Consórcio Multifinalitário

04/12/2023 às 18:00hs

Em uma decisão unânime, os vereadores da Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovaram, em segunda votação, na noite desta segunda-feira (04), o Projeto de Lei que ratifica o Protocolo de Intenções do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ).

O Projeto de Lei, agora aprovado, concede a Teófilo Otoni a autorização para integrar o Consórcio Intermunicipal na condição de ente consorciado. Segundo os termos do protocolo, o município se une a outras localidades dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha em uma parceria que visa promover ações conjuntas nas mais diversas áreas, abrangendo desde saúde e educação até infraestrutura e meio ambiente.

O presidente da Câmara Municipal, ao abrir a sessão, ressaltou a importância da matéria em discussão e destacou a relevância da cooperação entre os municípios para enfrentar desafios comuns. Os vereadores que se pronunciaram durante a sessão enfatizaram a necessidade de ações integradas para otimizar recursos e promover o desenvolvimento regional de forma sustentável.

O texto da Lei aprovada prevê que a ratificação do Protocolo de Intenções é feita "em todos os seus termos", sinalizando um comprometimento integral de Teófilo Otoni com as diretrizes do consórcio. O PL autoriza formalmente a entrada do município no CIS-EVMJ.

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha representa um esforço conjunto para superar desafios regionais, aproveitar sinergias e promover o desenvolvimento de maneira mais eficiente e sustentável. A entrada de Teófilo Otoni no consórcio marca um passo significativo na busca por soluções compartilhadas e fortalecimento regional.

A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o interesse público e a busca por alternativas que visem o bem-estar da população, agindo dentro dos princípios éticos e legais que regem a administração pública. O CIS EVMJ, agora com a participação de Teófilo Otoni, ganha um novo impulso em sua missão de promover o desenvolvimento sustentável e integrado nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.