Solenidade

Câmara faz a segunda maior solenidade da história na entrega da ‘Comenda Hilda Ottoni Porto Ramos’

25/03/2024 às 15:22hs

14 mulheres foram agraciadas; Raymundo Ottoni, filho de dona Didinha também foi homenageado em memória de sua genitora.

A Câmara Municipal de Teófilo Otoni realizou na noite da última quinta-feira, dia 21, a entrega da Comenda Hilda Ottoni Porto Ramos, em conjunto com a medalha Dona Didinha, em uma cerimônia marcada por homenagens e reconhecimento. Esta é a primeira vez que a comenda é concedida ao lado da medalha Dona Didinha, num evento que celebra a contribuição de mulheres exemplares para a sociedade.

A criação da Comenda Hilda Ottoni Porto Ramos foi aprovada em 2022 por meio de um projeto de Resolução proposto pelo vereador Gabriel Gusmão. Na solenidade, foram homenageadas treze mulheres, além do senhor Raymundo Porto Ramos, filho de Hilda, que esteve presente no evento. As comendas entregues são honrarias exclusivas que apenas os membros podem do Poder Legislativo municipal concedente. As mulheres homenageadas são exemplos de força e resiliência, que enfrentaram desafios em suas jornadas e lutaram incansavelmente pelos seus direitos e espaços na sociedade. Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal, Lidiomar da Saúde, destacou a importância das homenageadas, afirmando que elas representam a força, a resiliência e a dignidade feminina. Ele ressaltou que seus esforços não passam despercebidos e que cada vitória é uma inspiração para as gerações futuras.

O Lidiomar da Saúde também enfatizou a necessidade de reconhecimento e valorização do enorme valor e contribuição das mulheres em todos os aspectos da vida. Ele encorajou as homenageadas a continuarem lutando com fervor, sonhando com ousadia e avançando com determinação, destacando que o mundo precisa do brilho e da sabedoria que só as mulheres como elas podem oferecer.

A cerimônia contou com a presença de representantes da comunidade teófilo-otonense e de autoridades locais, que prestigiaram as homenageadas e consideraram suas conquistas. Abaixo estão designadas as mulheres homenageadas e os vereadores responsáveis por suas restrições: Aivy Ann Roult Macedo Dias, indicada por Gabriel Gusmão. Claudia Addiny, indicada por Diogo Ferreira. Dionízia Jardim, indicada por Lidiomar da Saúde. Elizabeth Maria Felício França, indicada por Juvenal Júnior. Ildete José da Silva Mota, indicada por Roberto Crescêncio. Ivanalva Souto Santos, indicada por Luiz Fernando. Maraisa Bispo Soles, indicada por Sidnei Santos – Branquinho. Maria Celeste Damasceno Silva, indicada por Fabio Lemes. Maria Dilma Pereira dos Santos, indicada por Cirlene Rodrigues. Maria Madalena Oliveira, indicada por Felipe Barbosa. Odete Maria de Sá, indicada por Eliane Moreira. Renailde de Cassia Pereira dos Santos Lorentz, indicada por Paulo Leite da Junta Militar. Thais Rodrigues Monteiro, indicada por Harlei da Costa Araújo.

A cerimônia reforça o compromisso da Câmara Municipal em reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres para a comunidade, destacando suas conquistas e inspirando futuras gerações.

Fotos: Fernanda Hollerback - Câmara Municipal